A Glória Portuguesa A.S.M. fundada a 1 de maio de 1892, em que um punhado de homens humildes e de boa vontade decidiram, conscientes do interesse social que para eles representava o Mutualismo, agrupam-se para promover mais uma sólida defesa para as insuficiências materiais da comunidade envolvente perante as despesas com a morte.

Tudo se iniciou com números muito reduzidos, atento o momento do início da atividade, tendo o primeiro alvará sido emitido pelas respetivas entidades oficiais a 7 de fevereiro de 1895 e o primeiro relatório reportado ao ano de 1897 com cerca de 975 associados inscritos.

A sua denominação inicial Montepio Fúnebre Glória Portuguesa foi alterada em meados de 1905 para Glória Portuguesa – Associação Fúnebre de Socorros Mútuos, e posteriormente em 1961 passou a ser Glória Portuguesa Associação de Socorros Mútuos.

A vida desta nobre Instituição sofreu um acentuado impulso com a integração de duas Associações, no ano 1942, de seus nomes “Humanitária das Classes Laboriosas” e a “Sociedade Parturiente e Fúnebre Familiar”, aumentando assim o seu fluxo associativo para os 7254 beneficiários mutualistas. Já em 1967, atingindo a Glória Portuguesa A.S.M. os 75 anos de existência, chegou aos 21000 associados.

Primitivamente, de 1892 a 1898, a sede situava-se em Rua Gonçalo Cristóvão, n.º 188 tendo passado em meados de 1899 para a Viela das Liceiras e no ano seguinte para a Rua do Almada, n.º 365 2º piso onde se manteve até 1958, ano em que se transferiu para a atual sede em edifício próprio.

Desde então que, assentando numa doutrina baseada na reciprocidade de bens e serviços, na entreajuda que se consubstancia na existência de um fundo comum para o qual todos concorrem através de quotizações, não só a Glória Portuguesa Associação de Socorros Mútuos como o próprio Mutualismo em Portugal, acompanhou as sucessivas mudanças dos sistemas públicos de proteção social desde a fase inicial dos Seguros Sociais, passando pela fase intermédia da Previdência Social até ao atual regime de Segurança Social.

Remontando assim à mais longínqua antiguidade das raízes históricas do Mutualismo, convém dizer-se que no decorrer dos séculos, o auxílio mútuo teve momentos altos culminando em manifestações de associativismo, continuando a dar um extraordinário contributo à ação de previdência na sua função de complementaridade.

Sem prejuízo dos seus valores tradicionais, todas as Mutualidades devem melhorar as suas estruturas e encontrar constantemente novas respostas sociais para ir de encontro às necessidades dos fenómenos ideológicos da vida moderna, de forma a suportar paralelamente as mais variadas vicissitudes perante os diversificados apoios do sistema público da Segurança Social.

Para tal, a Glória Portuguesa A.S.M. oferece através da Liga das Associações de Socorro Mútuo do Porto – Federação Mutualista, especialidades médicas de qualidade a preços mais acessíveis a todos os associados, assistência medicamentosa através da Farmácia da Liga com acesso a descontos e fantásticas campanhas promocionais, serviços de medicina física e de reabilitação, como também reduções na Ótica Mutualista at